Como recuperei 8h de impressão de má qualidade
- Eduardo Camargo
- 16 de ago. de 2017
- 2 min de leitura
Fala Pessoal,
Certo dia imprimi essa estrela em ABS, 17 cm de altura. Ao fim da impressão ela apresentou warp entre camadas, partes com ABS queimado e áreas com uma textura bem ruim.
ANTES:



Eu iria utilizar essa peça como decoração, então o resultado estava bem aquém do desejado. Cheguei a ficar chateado com todos os problemas, mas resolvi que iria tentar recuperá-la.
Para tampar os warps eu utilizei Araldite Hobby (secagem em 10 minutos) e prensei a peça para tentar deixa-la o mais plana possível.
DEPOIS DA COLA EPOXI:






Após a secagem (12h), parti para a lixa. Primeiro utilizei uma lixa 80, depois 180 e finalmente 320, todas secas. Aproveitei para lixar todas as superfícies de modo que não fosse possível identificar as camadas de impressão:
APÓS LIXAR:



Como a última camada aparentemente não aderiu bem, na hora de lixar um pedaço acabou de soltando, o que eu tive que reparar com mais cola epoxi. A estrela ganhou uma bela de uma cicatriz.
PROBLEMA NA ÚLTIMA CAMADA:


Depois de lixar novamente a cola da face, parti para a pintura com um spray de uso geral amarelo brilhante. Perdi a conta de contas de mãos eu dei. Pintei até ficar do modo que eu gostaria. Com menos camadas a textura lembra madeira. Com mais camadas a peça ficou com uma textura gloss.
PINTURA FINAL:

Peça menor ainda em processo de pintura.



E assim ficou aquela peça que estava pronta para ir para o lixo. Foram dias de trabalho pós impressão, mas o resultado valeu muito a pena! Não parece uma peça de impressão, todas as falhas foram cobertas.
Lembrando que este foi meu primeiro trabalho para recuperar uma peça, estou só dividindo minha experiência. Qualquer comentário é bem vindo!
Comments